Renascimento

“Uma técnica respiratória capaz de favorecer o desenvolvimento emocional, psicológico e espiritual dos seres humanos”
José Ângelo Gaiarsa

Entenda melhor o Renascimento

O Renascimento foi criado nos anos 60 pelo neurofisiologista norte-americano Leonard Orr, para transformar as impressões do "trauma do nascimento" e permitir a libertação dos padrões de energia fixados na mente e no corpo.

No Oriente, predecessores do Renascimento estão nos antigos exercícios respiratórios hindus (Pranayama) do Yoga. No Ocidente, temos os estudos clínicos de Wilhelm Reich (Análise Muscular do Caráter), Alexander Lowen (Bioenergética) e outros pesquisadores que desenvolveram processos semelhantes, como a "Respiração Holotrópica" de Stanislav Grof.

No Brasil, José ngelo Gaiarsa foi seu principal divulgador e estudioso e aprofundou seu pressuposto básico: A respiração é, dentre todas as funções corporais, a que melhor reflete os desejos e as emoções de cada pessoa.

Posso definir o meu trabalho atual como um processo de autoconhecimento realizado através de um exercício respiratório intenso (hiperventilação), durante cerca de uma hora, com apoio e orientação o tempo todo.

O enfoque que dou no trabalho com a respiração é o entendimento do quanto a respiração reflete a expressão das nossas emoções e no nosso jeito de ser e agir no mundo.

Podemos entender a angústia ou a ansiedade assim: Ao inibirmos uma expressão emocional, inibimos a respiração, pois o centro das inibições "emocionais" reside na restrição da respiração. O resultado é a adoção de posturas rígidas do corpo como peito e músculos respiratórios pouco flexíveis que é a própria sensação física de ansiedade e angústia. Observamos que as pessoas ao se referirem a uma situação angustiante se expressam: " estou com o peito apertado", "raiva contida no meu peito", "nó na garganta", “engolir sapo”, “frio na barriga”, etc. Todas expressões que indicam restrição respiratória. O Renascimento faz o processo inverso, respira-se intensamente para desbloquear o movimento respiratório e a expressão das emoções.

Como é Praticado

O processo básico do Renascimento é realizado em uma série de encontros, em sessões semanais de aproximadamente duas horas. Realizado de forma individual ou em grupo. O terapeuta realiza entrevistas anteriormente à realização da técnica a fim de tomar conhecimento da sua queixa, histórico de vida e condição física. A pessoa realiza a respiração (hiperventilação) deitada confortavelmente, é envolvida com músicas imperativas e provocantes, o terapeuta acompanha todo o tempo estimulando-a no exercício e oferecendo segurança. No início podem surgir ondas emocionais poderosas, e sensações corporais características, por isso é necessária a presença de um renascedor experiente, capaz de orientar e dar segurança às muitas sensações.

a Quem é Recomendado

O Renascimento é recomendado a todos que estejam experimentando crises emocionais, ansiedade, angústia, depressão, estresse, falta de ânimo, ausência de prazer, crises de perda e de falta de proteção, distúrbios psicossomáticos. É contraindicado à gestantes, pessoas cardíacas graves e descompessados, efizema pulmonar ou cancer de pulmão. Sua prática além de facilitar novas tomadas de consciência sobre a respiração e o corpo, também facilita a expressão da espiritualidade, da alegria, gratidão, motivação interna para agir, perdão, auto aceitação, e paz interior. Respire: O ar é vida traga vida para dentro de você.

Atendimentos

Atendimento On-line e Presencial
Segunda à sexta das 8:00 as 20:00 Horas

Adolescentes
Adultos
Casais

Especialidades

Atendo às diversas demandas que podem ser acolhidas com o meu trabalho de psicóloga, citando algumas delas:
. Ansiedade
. Depressão
. Luto
. Estresse
. Crise familiares e conjugais
. Dificuldade de adaptação a novas situações de vida
. Busca de novo sentido para a vida